top of page

Qual a Cor do Seu Tapete Vermelho?

  • Foto do escritor: Valerya Abreu
    Valerya Abreu
  • 18 de abr.
  • 2 min de leitura

O Oscar® sempre foi um palco não apenas para premiar grandes talentos do cinema, mas também para exibir o comportamento, a estética e o discurso das celebridades que desfilam no seu icônico tapete vermelho. 

Mas a pergunta que eu faço é: 


ree


A singularidade como diferencial

Em 2016, fui convidada para fazer uma palestra para uma multinacional em um evento corporativo regional. A demanda incluía falar sobre inovação, um tema, por si só, muito abrangente. O desafio não podia ser maior. Naquele momento, eu precisava encontrar um caminho para abordar a questão de forma singular. Sempre gosto de particularizar abordagens em momentos como esse. O público, além do staff da multinacional, era formado por gestores de empresas distintas, participantes da convenção.

Trabalhei no tema e cheguei a algo que me satisfez e que foi aprovado! Uma interrogação abriu caminho para o que seria compartilhado naquela ocasião: Qual a cor do seu tapete vermelho? Esse foi o título da palestra a partir da provocação chave, para atender o convite.

      

Como falar de inovação sem inquietar?

Passado todo esse tempo, vendo agora a Fernanda Torres brilhando mundo afora, a poucas horas de pisar no tão sonhado tapete vermelho do Oscar®, a pergunta ganhou ainda mais sentido pra mim.

Ao vencer o Globo de Ouro e em diversos eventos que participou, Fernanda chamou atenção pela sua espontaneidade e naturalidade, sem forçar um padrão, sem tentar ser o que não é. Em meio a tantas celebridades que seguem o mesmo código visual e comportamental, ela se destacou por algo raro: singularidade. 

Pois bem.

A questão chave e a tecla que eu bato nessa palestra é: cada um brilha de forma única e singular


E isso vale, também, para marcas e empresas que podem  e devem  atentar para a sua singularidade. 

Isso porque, quando olhamos para um segmento de negócio que repete padrões de mercado, não identificamos valor.


A importância da autenticidade

O tapete vermelho, seja do Oscar® ou das nossas vidas profissionais e pessoais, representa o momento de destaque, de visibilidade e como cada um se apresenta é o que realmente faz a diferença.

Muitos seguem o que já está estabelecido. Repetem gestos, falas, posturas, acreditando que há apenas uma fórmula para reconhecimento. 

Mas o que gera valor real e diferenciação não é seguir o sistema, é ter coragem de ser verdadeiro e se posicionar com autenticidade.


Comunicação, liderança e gestão: onde você brilha?

No mundo corporativo, da comunicação e da liderança, isso não é diferente. Quem apenas replica fórmulas pode até conquistar visibilidade momentânea, mas quem constrói com base na própria essência conquista relevância duradoura.

Mais do que somente buscar um espaço de destaque no mercado, seja ele qual for, a pergunta que fica aqui é: qual a cor do seu tapete vermelho?

Cada cor e resposta é individual e intransferível!


Valerya Abreu


 

 
 
 

Comentários


bottom of page